Aprenda HTML – Introdução < Parte 1 >

Aprenda HTML – Introdução < Parte 1 >

Aprendendo HTML

“Aprenda HTML”, Por que?

Facebook, twitter, youtube, e-commerce, sites, blog, “curtir”, “seguir”,  internet, web, são palavras cada vez mais comuns e que estão inseridas na vida das pessoas. Todas essas palavras tem com certeza entre elas uma em comum. Uma palavra que sua ausência não permitiria a existência das demais. Esta palavra é HTML.

Não importa a tecnologia que se sabe em termos de web como PHP, ASP.NET, Javascript, entre outras, todas trabalham para manipular o HTML, pois é ele que faz uma página da web existir. Ele é o responsável pelo conteúdo de uma página web, ou seja, textos, imagens, links, formulários, caixas, etc.

Além disso, os algoritmos de conteúdo dos sites de busca fazem suas buscas nos códigos html das páginas. Quem possui um conhecimento ao menos básico sobre HTML, pode indexar melhor suas páginas para que usuários do mundo inteiro localize com maior facilidade seu conteúdo.

Portanto, se trabalha ou pretende trabalhar com criação de sites, ou até mesmo, sistemas web, te dou uma dica: Aprenda HTML! 

Definição

HTML é a sigla em inglês para Hyper Text Markup Language, traduzindo, linguagem para marcação de hipertexto. Podemos entender hipertexto como todo conteúdo inserido em um documento para web e que tem a possibilidade de se interligar a outros documentos web.

Um Browser (Navegador) de internet lê e interpreta o código HTML gerando as páginas como as vemos.

Desde a invenção da web, o HTML passou por 8 versões. São elas: HTML, HTML+, 2.0,  3.0, 3.2, 4.0, 4.01, e agora se encontra na versão 5, com modificações que estão revolucionando a web e a maneira de se fazer sites.

Nesta introdução ao HTML falaremos sobre as Tags, criaremos um arquivo em html e veremos como ver o código HTML funcionando.

Continue lendo para aprender mais sobre…

  • Tags
  • Criando um arquivo HTML

Tags

Tags

A base do HTML desde sua primeira versão até a atual é a utilização de tags. Tags são etiquetas e assim como usamos etiquetas para classificar, nomear ou informar alguma coisa sobre aquilo que a etiqueta está, no HTML não será diferente. As tags irão informar o que é aquele conteúdo que está dentro dela.

Sua sintaxe é da seguinte forma:

<tag> Conteúdo da Tag </tag>

Vamos conhecer nesta postagem algumas das tags básicas do HTML, mas antes precisamos criar um arquivo HTML.

Criando um arquivo HTML

Criando um Arquivo HTML

Existem diversos programas para nos auxiliar na criação de arquivos em HTML. Contudo, para mostrar a facilidade que há no HTML, podemos utilizar um dos programas mais simples que existem na maioria dos computador. O bloco de notas. Também podemos usar qualquer editor de texto básico do seu sistema operacional, caso não seja Windows, como o Gedit no Ubuntu/Linux ou o Edit no MacOS.

Criando o HTML.

  1. Abra o bloco de notas.
  2. Vá no menu Arquivo e clique na opção Salvar Como…
    Bloco de Notas > Salvar Como...
  3. Salve seu arquivo com um nome qualquer na Área de Trabalho. No nosso caso vamos chamar de “primeiro.html” (sem as aspas). O importante é que tenha a extensão “.html”, ou seja, no fim do nome tem que ter o “.html”.
    Salvando meu primeiro HTML

Pronto. Nosso Arquivo HTML foi criado. Vamos colocar algum conteúdo nele.

Dentro do nosso arquivo digite o seguinte código:

1
2
3
<b>Este texto está em Negrito</b>
<i>Este texto está em itálico</i>
<i>Este texto está sublinhado</i>

Salve a alteração (Ctrl+S).

Na sua área de trabalho deve haver um arquivo como esse html Internet Explorer ou esse HTML Firefox ou esse HTML Chrome. Depende de qual navegador está configurado como padrão na sua máquina. Como vimos anteriormente, o navegador (browser) de internet nada mais é que um “leitor” de HTML.

Independente do ícone, de um duplo clique nele e o arquivo será aberto em seu navegador  e será exibido assim:

Este texto está em Negrito Este texto está em itálico Este texto está sublinhado

Reparem que o texto que colocamos dentro da tag <b> </b> (Bold) ficou em negrito. Dentro da tag <i> </i> (Italic) ficou em itálico e dentro da tag <u> </u> (Underline) ficou sublinhado. Repare também que apesar de no código estar cada trecho em uma linha diferente, saiu tudo na mesma linha.

Com isso já da para ter uma noção de como é o funcionamento do HTML e a função das tags dentro dele.

Veremos outras tags e seus funcionamentos nas próximas postagens.

Conclusão

HTML é linguagem para marcação de hipertexto fundamental na criação e na navegação de WebSites. Os navegadores de internet são programas lêem e interpretam este código. A base do HTML é a utilização de tags que classificam e modificam o seu conteúdo. As tags tem a seguinte sintaxe <tag>Conteúdo da Tag</tag>.  Para criarmos um arquivo HTML precisamos abrir um editor de texto simples e salvar o arquivo com a extensão “.html” e este será aberto no navegador padrão da máquina.

Por fim quem quer começar a trabalhar no mundo web precisa saber o HTML, ele é a base da criação de sites.

Para dúvidas e sugestões fiquem a vontade nos comentários.

Até a próxima.