Backup no SQL Server – “Erro 5 – Acesso Negado”

Backup no SQL Server – “Erro 5 – Acesso Negado”

Não consigo restaurar meu backup no SQL Server!

E agora? Acesso negado ao restaurar um backup no SQL Server.[/caption]Imagine então que você precisa atualizar a versão do banco de dados, realiza o backup de todos os bancos, guarda em lugar seguro e quando vai restaurar o seu backup no SQL Server, você simplesmente não consegue e por esse pequeno detalhe, toda a empresa ficará sem sistema.

O post de hoje nasceu de um problema que enfrentei recentemente quando foi necessário atualizar a versão, do SQL Server, de 2008 para 2014.

Depois de tentar fazer o upgrade, pelo próprio instalador do SQL Server e não obter sucesso (devido a necessidade de ter alguns services packs instalados e outros requisitos que o instalador necessita), optei por fazer o backup dos bancos da versão 2008, desinstalar totalmente o mesmo, instalar o 2014 e, por fim, restaurar os bancos. Tudo correu muito bem até o momento de restaurar os bancos.

Tinha início o meu martírio.

Continue lendo para saber:

  • Como solucionar o Erro 5 – Acesso Negado

O que houve?

O que houve? Acesso negado ao restaurar um backup no SQL Server.

Ao tentar restaurar o backup (Clicar com o botão direito no banco de dados > Tasks(Tarefas) > Restore (Restaurar) > Database (Banco de Dados)) o SQL Management Studio retornava o seguinte erro:

"System.Data.SqlClient.SqlError: The operating system returned the error '5(Acesso negado.)' while attempting 'RestoreContainer::ValidateTargetForCreation' on 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL10_50.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\CigamE10H.mdf'. (Microsoft.SqlServer.SmoExtended)"

Acesso negado????

Meu usuário era administrador do sistema, eu acessava o banco com o usuário SA do SQL server. Então, como assim, acesso negado?

Uma rápida pesquisa no Google levou-me a fóruns e sites que informavam que era questão de permissão nas pastas do banco.

Para ter certeza liberei as pastas que continham os backups e até mesmo as pastas de instalação do SQL Server e nada resolvia.

Depois de muito quebrar a cabeça e liberar pastas acabei por encontrar a solução em fóruns da terra do Tio Sam. Como não achei a mesma em nenhum site em português, achei por bem compartilhar, afinal de contas, eu aprendi, você vai aprender (e poupar algumas horas do dia rs).

Só uma observação antes de mostrar como resolver este erro de acesso negado no SQL Server:

Se você está passando o mesmo estrese que passei, tome um copo de água antes e relaxe, pois a solução é , digamos, ridícula.

Resolvendo o Erro 5 – Acesso Negado

Resolvido - Erro 5 Acesso Negado - Backup Sql Server

Na janela de Restore do SQL Management Studio (Clicar com o botão direito no banco de dados > Tasks(Tarefas) > Restore (Restaurar) > Database (Banco de Dados)), vá até a opção Files (Arquivos) e marque a opção Relocate All Files to Folder (Realocar todos os arquivos para a pasta). Pronto. Era apenas isto.

Solução para Erro 5 - Acesso Negado no SQL Server
Solução para Erro 5 – Acesso Negado no SQL Server

Marcada esta opção, retorne a opção General (Geral), selecione o seu Backup (Device (Dispositivo)) e seu backup será realizado normalmente.

Por que?

Por que?

Este problema ocorre por estar restaurando um banco de dados de uma outra versão do SQL Server e essa mesma versão ter sido desinstalada da mesma máquina na qual estamos tentando restaurar o backup.

Como disse no início deste post, eu desinstalei a versão 2008, mas não apaguei suas pastas. SQL Management Studio 2014 tentava restaurar o banco para a pasta da instalação antiga (no meu caso, versão 2008), ao selecionar a opção de Realocar para a pasta, o Management Studio aponta para sua própria pasta de instalação e voilá, acesso permitido.

Eu falei que era ridículo, e sim, perdi umas horinhas do meu dia para descobrir que era só marcar um checkbox.

Espero que com esta postagem você não perca o mesmo tempo que eu perdi.

Esta solução não resolveu seu problema? Compartilhe nos comentários para que juntos possamos encontrar um solução e aumentar o nosso conhecimento.

  • Müller Olavo

    Otimo Artigo! Porem na telinha de restore nao aparece a opção file, somente general e options.
    Sabes o porque?

    • Obrigado Muller,
      Na tela de backup aparecem somente as opções General e Options. Na tela restore deve aparecer a opção files. Talvez esteja vendo a tela de backup.

      Forte abraço.